Direto do Boteco do Ilgo: Arena: por enquanto só as estacas do tapume

Assim como já joguei a toalha a respeito da eleição para presidente – Lula/Dilma vence a eleição de qualquer jeito, por bem ou por mal -, também me entreguei para a Arena.

Já estou conformado com o estádio gremista no banhadão do Humaitá. Gostaria que fosse no local do Olímpico, mas parece que não tem mais volta.

A não ser que…

… A OAS não consiga o financiamento do BNDES. Aliás, está demorado isso. Afinal, trata-se de uma empreiteira afinada com o atual governo, assim como foi com os governos anteriores.

A direção da OAS garante que a Arena será concluída até dezembro de 2012. A empresa é boa em realizar obras com o dinheiro público (o meu, o teu, o nosso), mas não me parece eficiente em suas previsões.

Lembro-me que as obras deveriam ter iniciado na metade do ano passado. Era a previsão inicial, aquela feita logo após a assinatura do contrato no Olímpico, entre um gole e outro de champanha, quando os sonhos borbulhavam.

Um executivo da OAS disse, segundo li no Clicrbs nesta manhã, que a Arena sai até o final de 2012, mas ao mesmo tempo ele observa que falta o BNDES liberar um empréstimo equivalente a 45% do valor da obra, orçada em R$ 400 milhões (ops, não eram 350 milhões, no máximo?). Também aguarda as licenças e alvarás da prefeitura.

Se falta tudo isso, como é que alguém pode garantir alguma coisa?

Se o governo Lula inaugura obras que não foram concluídas, o Grêmio e a OAS festejam o cercamento da área da Arena e anunciam, orgulhosos, como se fosse um grande feito, a colocação de um gigantesco mastro com a bandeira tricolor, igual aquela que tremula no Olímpico.

Por enquanto, estacas só as do tapume.

Já o prefeito José Fortunatti, em entrevista à Rádio Guaíba, hoje, disse que vai trabalhar para que a Copa das Confederações seja realizada em Porto Alegre, na Arena. A Copa de 2014 fica mesmo apenas para o Beira-Rio, segundo o prefeito. Sendo assim, como ficam os tais (e atraentes) incentivos fiscais para construção da Arena?

Enquanto isso, segue praticamente paralisada a reforma do Beira-Rio.

Fonte: http://botecodoilgo.blogspot.com

28 Respostas

  1. Que infelicidade desta postagem. Abrir espaço para um cara rancoroso, recém demitido do CP, que não tem humildade em buscar informação. Bastava ele ler o FAQ do site da Arena. Mas ele não deve saber o que é
    FAQ e nem está preocupado com isto. Soi contra porque soi contra. E eu aqui perdendo meu tempo com estas bobagens. Fui!

  2. Acho que isso é pra mostrar que ainda existem pessoas que não estão conformadas com a Arena.
    O Ilgo é um gremistão e tem o direito de não aceitar a Arena. Ou será que temos que ser cordeirinhos e dizer amém pra tudo?
    Eu sempre foi contrário, mas já que lá está, que lá teje. E que seja uma boa para todos nós.
    E o Ilgo não foi demitido, ele pediu demissão.

  3. lamentável esse post!
    “banhadão”, quanta mágoa…

  4. E se custar 500 milhões ao invés de 350, isto não é melhor para o Grêmio ?
    O artigo é pífio. Ou pífero. Pulo este.

  5. uma estrovenga (ou seria extrovenga?) dessas ainda tem repercussão… bah.

  6. Pois é que absurdo isso. Questionar a Arena, imagina…

  7. Temos que questionar coisas pertinentes a Arena sim, mas com cuidado, atenção e RESPONSABILIDADE.
    Jogar coisas ao vento não ajudam em nada, só atrapalham, nã concordo em nada com o post.

  8. Anderson, não há problema em questionar. Inclusive acho que é essencial o questionamento para o bem da obra e do Grêmio. Eu mesmo fiz questão de ir até as reuniões para esclarecer as dúvidas q tinha.

    O problema é a forma como se questiona, tentando ridicularizar a situação, usando desinformações para argumentar.

    Em nenhum lugar foi dito que a obra(a construção) iria começar no ano passado. Foi feita uma estimativa que, se os entraves burocráticos fossem resolvidos a tempo, a obra começaria antes.
    Já faz quase 2 anos que a data prevista era julho de 2010.

    Além do mais, a obra já começou. As medições do terreno foram feitas, o projeto foi elaborado, as licenças de instalação foram solicitadas, o estudo de impacto ambiental foi feito. Isso faz parte da obra.
    A construção é a etapa final de todo um processo.

    O post desse infeliz demonstra exatamente como é o pensamento da imprensa: deboche. Primeiro era a fase da negação, depois é feito questionamentos suspeitos, agora está na fase da aceitação a contra gosto, depois vem a fase da babação de ovo.

    Acredito que tu foste irônico em relação à uma parcela de pessoas radicais(não só com a Arena, com tudo). Agora se tu ta usando a ironia pra defender algum interesse particular…

    abraço

  9. Sou um torcedor comum,
    vejo o gremio retomar o seu rumo nos ultimos anos (duas ultimas gestoes),o gremio cresce em todos os setores, só faltam os grandes titulos voltarem. Quanto a arena ja li muito sobre o assunto,entendo muito pouco sobre estas questoes contratuais mas tenho muitas desconfianças deste estádio inviabilizar o nosso Gremio.

  10. Fora que, isso já foi questionado ao Adalberto Preis e o mesmo garantiu a Arena mesmo sem o BNDES.

    Lembrando que Preis merece nosso total voto de confiança e ele não seria tão irresponsável chegar aonde chegou se a obra dependesse apenas de um SIM ou NÃO do BNDES.

    A OAS, que não é boba, vê espera pelo BNDES para garantir um financiamento com juros bem menores, visando o lucro. Por isso a espera. Mas mesmo que haja uma resposta negativa, a Arena irá sair. Logo o post se torna infeliz.

  11. opa.
    Desculpem os amigos. Não consegui concluir o post, pois fiquei off.
    Acho que cabe aos gremistas entre gremistas questionar tudo o que der sobre a Arena e suas consequencias. Agora não desta forma como foi colocado no texto. Deboches sobre o GRÊMIO eu não aceito. Eu não sou favorável a Arena ainda pois acho que existem coisas que não foram definidas e explicadas. Mas defendo o GRÊMIO com unhas e dentes sempre! Quem me conhece sabe.

  12. Anderson:
    Ninguém pode fazer ninguém gostar ou não.
    Mas já te informaste?
    Já viste os videos e as fotos e tudo o mais no site da arena?
    Já leste o FAQ? Com atenção para entender bem?

  13. Anderson,

    Tu estás no teu direto de não ser favorável!
    Obviamente, se existisse a possibilidade, eu preferia que o Olímpico fosse reconstruído. Mas a gente sabe que é complicado, principalmente por questões estruturais da cidade.

    Mas a Arena é realidade. Não é totalmente perfeita, claro que não. Isso não existe. Mas creio que será bom para todos, Grêmio, torcida e OAS.

    abraço

  14. Provavelmente o termo “banhadão” seja uma saudosa lembrança dos primórdios do atual “Gigante do Aterrão”, o primeiro do “ranking” e a memória viva das construções em terrenos alagadiços. Mas, que dor-de-cotovelo infinita, meu Deus! O pior, é que as notícias são “requentadas”, com validade vencida e com a credibilidade de uma confidência feita em um “boteco” qualquer da vida, depois de algumas rodadas. Meu amigo, você está “fora da casinha”. Mas, se quiser levar um susto bem grande e ficar ainda mais deprimido por causa da Arena do GREMIO, é só dar uma olhada no site: http://www.arena.gremio.net e lamentar, pelo resto da vida, não ter nascido gremista.

  15. Recente publicação em veículo estrangeiro (10/03-site Goal.com)

    Brasil: Arena de Gremio tendrá la mayor bandera de la historia del club. El mástil comenzó a ser construido y los dirigentes fueron a acompañar.

    El presidente del Gremio, Duda Kroeff, y algunos otros dirigentes visitaron este martes el terreno donde será construido el escenario de Gremio, en el Humaitá, en Porto Alegre. La visita sirvió para verificar como están las obras del mástil que sostendrá la mayor bandera realizada por el Gremio hasta hoy.

    De acuerdo con el director de la OAS Emprendimientos, Carlos Eduardo Paes Barreto, el proceso está en la fase de fundación y deberá tener el hormigón listo el próximo fin de semana.

    Solamente fueron ejecutadas ocho estacas de hormigón y acero. Apoyado sobre las estacas, serán colocados los cimientos, luego será fijado el mástil de acero galvanizado, que garantiza mayor estabilidad y durabilidad del material. Se calcula que en todo el proceso, serán usados ocho camiones de hormigón, totalizando 64m³.

  16. pobre e ridículo o texto…

  17. Olha o olho gordo! Olha o olho gordo!… Parece que esse pessoal tem outra camisa por baixo da tricolor. Vade retro Satanás!!!

  18. Tem idiota pra tudo

  19. Eu sou do Grêmio das grandes conquistas no Olímpico Monumental. Estes babacas que se deixam engrupir por qualquer papo furado, sem ter o mínimo de pesquisa sobre o assunto, não podem ser gremistas.Se acham modernos e vão no coro: O Grêmio tem que se modernizar. Modernizar se endividando ? Ficando sem dinheiro para contratar jogadores.Porque os colorado ganharam o Mundial ??? Hein seus troxas ? Porque o Grêmio tava na merda sem dinheiro.Morto na 2ª divisão. Os Contratos da ISL nos ferraram. Voces não vêem isso ? E essa Arena é outro engrupimento. Esse papo de alugar salas de Convenções e Hotéis e o diabo à quatro é conversa fiada, para entregar a àrea do Olímpico, por bananas.
    Os vigaristas adoram um OTÁRIO. Estes caras da OAS estão envolvidos em vários processos. O último é do Metrô de Salvador(Deu no CQC. Pesquisem na Internet:
    Google: “O A S Ministério Público Federal” vocês verão a idoinedade deste Parceiro nosso DE arena.

  20. Bem. Estamos todos ansiosos que o ORSI demonstre o que escreve.
    Com números
    Com análises jurídicas
    Com analises de engenharia e arquitetura
    Com análises econômicas.
    Demonstre que estavam e estão erradas todas as consultorias que o Grêmio contratou. CONSULTORIAS OTÁRIAS?

    Que são otárias todas as Comissões do Conselho Grêmio.

    Que é otário todo o Conselho do Grêmio.

    Menos o seu Orsi que deve ser um fantástico vencedor na dura lide econômica da vida. Deve ser um empresário ou planejador que onde toca tudo vira ouro.

    Seu Orsi, além dessas comprovações, mostre suas credenciais.

    Caso contrário, passa a ser tudo um raivoso e teimoso achômetro.

    Torço que o sr. seja bem sucedido. No tamanho exato de sua certeza de que todo mundo é OTÁRIO.

  21. Eu, como “otário” e um dos “troxas”(!?) do seu Orsi espero que ele consiga demonstrar que não é um Eremildo.

  22. Acordo inquieto e fico angustiado. Acabo de ler que fui chamdo de “BaBACA, NÃO GREMISTA, TROXA E OTÁRIO”.

    Me senti incomodado, é claro. Isso que a minha participação foi de mera torcida e solidariedade. Não tive a responsabilidade de dar parecer nem de votar em nada.

    Mais angustiado ainda, angústia que não sei como superar, por um motivo:

    Como é que esses “BABACAS, NÃO GREMISTAS, TROXAS E OTÁRIOS” não ouviram o MESTRE, PROFESSOR ORSI.

    ORSI o único e privilegiado “das grandes conquistas no Olímpico Monumental”, Não explicitado, mas não pode ser outra coisa senão o criador e líder dessas conquistas.

    “BABACAS, NÃO GREMISTAS, TROXAS E OTÁRIOS”: Chamem o sábio Orsi, ele saberá resolver tudo. Afinal, tem no currículo:
    – Doutor e Gênio em Finanças
    – Especialista em Modernização
    – Capitão de Indústria
    – Empresário Vitorioso
    – Negociador implacável, insuperável e jamais vencido
    – Self Made Man, mais rico do que o Eike Batista.

    Minha angústia já se tranformou em irritção com esses “BaBACAS, NÃO GREMISTAS, TROXAS E OTÁRIOS”.

    ORSI JÁ!
    FORA “BaBACAS, NÃO GREMISTAS, TROXAS E OTÁRIOS”.

    Seguro a tentação de ameaçar ir na “porrada” porque sou contra a violência.

    😛 😀

  23. Diego,calma.

    É impressionante o que tem de gente dizendo besteira ! Inacreditável, por isto o assunto prá mim ta superado e faço o seguinte, me divirto só com a idiotice que é despejada volta e meia no trato do assunto. Alguns fico com a nitida sensação de que é Macaco que entra aqui para tumultuar. Mas já deu prá ver que é sério e quem não é nesta história.
    Exemplo: discordo do Azambuja, mas ele é sério; discordo do Sr. Raul, mas ele é sério; deste idiota lá em cima, não discordo, com idiotas a gente não briga, só olha e ri …. por isto ´calma` deixa que o idiota perca a calma porque ele não tem nada a perder. Nem é daqui. Não deve ser. Não pode ser.

  24. Por que não o Sr. Josias no Futebol?
    Tem decisão
    Tem discurso
    Não tem medo da imprensa
    Tem nível intelectual
    É louco o suficiente para encarar certas questóes que exigem peito.
    Que me lembre só o Prais e o Cacalo faziam isso

  25. Estou pasmo com algumas coisas que acabo de ler neste tópico.
    Retornando de viagem, descubro que num “boteco sei lá de quem” apareceu um novo profeta do apocalipse para lançar – de forma absolutamente irresponsável – dúvidas sobre o Projeto Arena.
    Depois, surge um “expert” em OTARICES E OTÁRIOS, para diagnosticar – erroneamente – as razões que levaram o coirmão ao título mundial (o verdadeiro OTÁRIO jamais reconhece qualidades no adversário e prefere se iludir com suas pífias conclusões) e, não satisfeito, atira contra dezenas de pessoas a pecha de ignorantes, dizendo que estas aprovaram um negócio ruim, fazendo o Grêmio embarcar em uma canoa furada.

    Ora, tenham dó!

    O primeiro retrata sua amargura de sempre.

    O segundo, com todo o respeito, nem merece resposta!

  26. Alguém me explique o fenômeno.
    O tópico bomba, vai parando, vai parando e, aí, de repente estanca.
    Não o assunto. Os ilustres comentaristas continuam comentando sobre o assunto mas em tópicos nada a ver.

    Se alguém tiver uma explicação eu gostaria de ler.

    Não há crítica a ninguém. O interesse é científico, comportamental.

  27. Entendo diferente: essas empreiteiras não são boas em realizar obras com dinheiro público, devido ao vazio fiscalizatório e burocrático do Estado.

    Com a Arena será diferente, pois é de interesse da OAS que ocorra dentro dos prazos e conforme o contratado, pois trata-se de um empreendimento próprio, em parceria com o Grêmio, que servirá de ponta de lança para outros negócios que virão a reboque. Sem a Arena, o resto não existe…

    Por outro lado, que eu me lembre nunca foi estabelecido o início das obras da Arena para a metade de 2009, até porque o pedidos de licenças na Prefeitura foram feitas desse período e todos sabiam que a análise e todas as etapas burocráticas do governo Municipal levaria, no mínimo, 1 ano.

    Além disso, sempre se disse que o final da obra ocorreria em dezembro de 2012 e tempo de construção seria de 30 meses, o que denota o início da obra em julho de 2010.

    Ou seja, estamos chegando lá, mas mesmo assim muitos não se convencem, até quando já jogaram a toalha. Alias, só joga a toalha que está numa briga. Seria o caso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: