Nota de repúdio ao texto do jornalista Wianey Carlet de 09/07/2013

* Direto do site dos Sócios Livres.

A respeito da nota publicada pelo jornalista Wianey Carlet em seu blog, intitulada “Arena x Estádio do Vale: o lamento gremista” ( http://wp.clicrbs.com.br/wianeycarlet/2013/07/09/arena-x-estadio-do-vale-o-lamento-gremista/?topo=13,1,1,,,13), o movimento SÓCIOS LIVRES, vem a público manifestar o seu repúdio com a forma desrespeitosa que o jornalista qualificou a torcida do Grêmio.

1)  Em primeiro lugar, diante do título do referido post, com todo o respeito que merece o Novo Hamburgo, não existe a menor possibilidade de se cogitar comparações entre a Arena e o Estádio do Vale em qualquer tema que se pretenda: segurança, em conforto, beleza estética, entre outros.

2)  Por essa singela razão, o jornalista claramente transfere a responsabilidade para a torcida do Grêmio pelos injustificáveis meses de interdição, simplesmente ignorando os inúmeros empecilhos colocados pelos bombeiros, a iniciar pela pretensão de aplicar legislação nova, editada cerca de um mês antes da inauguração da Arena  (A Resolução Técnica 17 é datada de 10/10/2012), e, pior, quesequer havia sido publicada no Diário Oficial em 08/12/2012. E, como o Grêmio não tinha como prever que o corpo de bombeiros iria mudar a sua legislação um mês antes da inauguração oficial de seu novo estádio quando iniciou a sua construção no ano de 2010, a insistência em aplicar este normativo irrazoável e, para além de tudo isso, claramente afrontante ao princípio da reserva legal, é que foi a principal causa a demandar tanto tempo para a liberação do espaço.

O atraso decorrente desta exigência inconstitucional é imputável ao Grêmio ou à sua torcida?

3)  O Vice-Presidente Nestor Hein, efetivamente, retirou-se de uma reunião, mas isto tampouco serve de motivo para justificar o injustificável. Ocorre que para esta reunião, na sede do Ministério Público, foi enviado um representante dos bombeiros que simplesmente não tinha quaisquer poderes de transigir em nome da corporação, e, portanto, o único representante presente que não poderia resolver a matéria.

O atraso decorrente deste ato dos Bombeiros é imputável ao Grêmio ou à sua torcida?

4)  Aliás, outro motivo e que, inclusive, determinou a manifestação formal do Ministério Público contrário ao entendimento dos Bombeiros, foi justamente o fato de que a exigência irrazoável da nova legislação estava sendo feita exclusivamente para a Arena e, se aplicada a todos os estádios, literalmente nenhum daqueles existentes no Rio Grande do Sul poderia sediar jogos, inclusive o incensado Estádio do Vale, com ou sem arquibancadas móveis.

O atraso decorrente desta exigência estapafúrdia é imputável ao Grêmio ou à sua torcida?

5)  Sempre em matéria de segurança, deve viger o princípio da proteção, o que é de todos é sabido. Mas o que realmente a torcida do Grêmio não admite – e é o que o jornalista perece não entender – é o tratamento desigual das autoridades, ou seja, a aplicação rigorosa deste princípio à Arena e a sua aplicação frouxa quando se trata de “outros” estádios.
Quem não se recorda de a torcida do Grêmio estar de fronte a uma lixadeira elétrica em um jogo num estádio em reformas?

6)  Neste contexto, seja por desinformação ou empáfia, é no mínimo desrespeitoso o jornalista discriminar e tratar pejorativamente toda a torcida do Grêmio ao informar que o Estádio do Vale foi liberado rapidamente porque “Não acolherá torcidas exóticas (sic)”, seguramente imaginando que facadas entre integrantes de torcidas organizadas não se trata de comportamento “exótico”.

7)  A torcida do Grêmio é ordeira e respeitadora e, deste modo, como integrantes da maior torcida do Rio Grande do Sul, entendemos que a agressão gratuita do jornalista não tem a menor razão de existir.

É o que, de público, manifestamos.

37 Respostas

  1. Com todo devido respeito a Instituição Esporte Clube Novo Hamburgo, ao Estádio do Vale, aos seu torcedores e população do Vale do Sinos. Não tem como comparar o Estádio do Vale com a Arena, nem com o remendão do Beira Rio. Mas agora que a inveja dói, dói e até mata. Mas qual é verdadeira função do jornalista ou repórter esportivo se não malhar ou falar mal do time para o qual ele não torce. Mas antes de falar ou escrever qualquer coisa que venha a sua mente suja, deveria 1º saber a realidade dos fatos, e não ficar achando culpados onde não a culpados e querer desmoralizar a torcida tricolo, uma das maiores e mais vibrantes do mundo. Mas que baita inveja seu Wianey, vai se enxerga, comprar um espelho e se olha, mas cuidado para não morrer de susto.

  2. O churrasco das segundas continua forte, com muita costela gorda para encher a pança dos isentos mortos de fome.

    A força política do Grêmio é igual a de um velho com reumatismo nas articulações. Qualquer um c* cagado faz o que quer, diz o que bem entende, achincalha e não tem uma resposta se quer.

    Espero, um dia, voltar a ter representantes que peitem a imprensa isenta.

    Esse velho brocha do WC é o mais recalcado. Trata a torcida do grêmio como “exótica” e vc não vê ou escuta um mísero dirigente pegar o microfone e enfiar no c* desse safado.

  3. O único clube brasileiro que tem quatro estrangeiros no plantel é o Grêmio. E vai querer o apoio dos outros?

    Eles pensam que dinheiro cai do céu. Porque contratar quatro, se podem jogar só três.

  4. É triste ver um cara de mais de 60 anos, como o Wirarei Carneiro, praticamente admitir que suas opiniões tem um viés claramente “imparcial”, para um lado amargo, em detrimento de uma opinião isenta de defesa da verdadeira imparcialidade. Só dou um conselho aos nossos internautas, revisem tudo que esse jornalista ilibado, tem declarado nos seus canais de divulgação.

  5. enquanto nenhum dirigente do Grêmio rebater esses caras, vamos continuar com essas opiniões que atacam a imagem do clube.
    O pior de tudo é que os caras dessa imprensa fajuta são tratados com mordomias dentro da Arena e do Olímpico.
    LHB diz e faz o que quer e segue lá…

    Não adianta nem ficar brabo mais com esse tipo de ataque, afinal o Grêmio é conivente com isso.

  6. O que o WC escreve, é a mais clara demonstração da imensa dor que se abate sobre os “imparciais” quando o assunto é a Arena. A medida que o “michiricão” recebe a cobertura, fica evidente a grande diferença de qualidade entre os dois estádios. A realidade se manifesta claramente aos olhos dos espectadores das duas obras e a comparação é inevitável. Eles que durante décadas se vangloriaram de ter o melhor estádio do sul do país, não estão preparados para suportar o impacto que a Arena do Grêmio causa na opinião pública com sua imponência e arquitetura arrojada.
    Isto dói pra caramba. Quanto mais tentam depreciá-la, mais e mais ela é motivo de admiração e elogios pelos que se atém apenas à obra em si, sem o “rancor” e os “ciuminhos” tão comuns de uma boa parte da crônica esportiva da aldeia. A opinião da imensa maioria das pessoas é de que a Arena do Grêmio – ainda que não esteja pronta e tenha alguns problemas de administração – se trata de uma obra grandiosa e bela, que já é uma das principais atrações e ponto turístico de visitação imperdível em nossa cidade. Jogadores que estão acostumados aos grandes estádios do mundo, não cansam de destacar a infra-estrutura e acomodações diferenciadas da Arena do Grêmio. Isto dói muito nos “caras” daqui.
    Acho que o maior desafio da medicina moderna vai ser a descoberta de uma vacina para a “dor de cotovelo Arena”, uma praga que se alastra em setores da mídia local e cujos sintomas são: sobressaltos, perda do sono, estupefação, inconformismo, incredulidade. O pior, é o esforço que fazem para tentar dissimular toda uma visível indignação e prostração que são os efeitos colaterais mais acentuados nesses casos. Pelo jeito esta dor vai longe. Tanto é verdade, que ela vem se arrastando com o andar das obras e vai aumentando à medida que a realidade dos projetos se põe à mostra. Bem diz o ditado: “o pior cego é o que não quer ver”.

  7. Primeiramente: seria possivel providenciar o comentário em panfletos,para domingo distribuirmos no jogo contra o Botafogo?
    Está na hora, se a Direção não “peitar” estes abostados da imprensa fdp vermelha, a torcida dar de relho, de pranchada nestes caras.
    E quanto a estes “oficiais” do CB da BM, nem tão aí.Depois do que
    aconteceu em S.Maria, estes caras, já usam camisetas vermelha, desviam o foco contra a ARENA.Está na hora de desvincular, como
    acontece em países de 1º ou 2º Mundo, esta “TETA” dos oficiais…
    são mais de 5.000 desde ten. a cel. que irão se aposentar com mais
    de 20 mil, pro resto da vida, dentro de 15 anos, e atraz disto virão
    outros 5.000 para se aposentarem daqui a 25 anos,… e assim por diante…. e o soldados, cabos, sgts……é o maior negocio do mundo hoje em dia ser oficial da BM…(nada contra a corporação Corpo de Bombeiros, pelo contrário pelos seus serviços) mas porque terem na corporação 13 “funções”, pois sabemos quem bota a “mão no fogo”
    são os soldados.cabos e sargentos, e prá que:Cel.,Ten.Cel.,major,
    capitão, 1º ten., 2º Ten, aspirante, Sub-Oficial, !º Sgt., 2º Sgt., 3º Sgt,
    … em outros países, este serviços pertencem as Prefeituras !!!
    Esta é uma posição minha, sem desrespeito a Corporação, mas para
    que temos Engenheiros, Engenh.de Segurança, Técnicos em Segurança, enfim pessoas capacitadas em nível superior, ou técnico,
    e uma destas corporações não precisariam ter tantos “CARGOS”… UM manda, o segundo obedece e manda, o terceiro9 obedece e manda, o quarto obedece e manda,… e assim até o 13º,.. o mesmo
    acontecendo no Exérc.,Brigadas. Menos funções” (mandos) e mais “operários”… e quem paga esta “folha” é o Estado ou nós ??????
    Sei que este espaço deveria ser para complementar mais os comentários deste blog,….mas….funcionário público não pode reclamar dos seus salários, e nem poderia fazer greve, pois quem paga seus salários, somos nós pobres contribuites das atividades civis. Se um empregado, funcionário da atividade civil (INSS) ganha
    um salário hoje de R$ 5, 10, ou 20 mil mensais, é pelo mérito e o resultado do seu trabalho, e hoje se aposentar, vai ganhar no máximo
    R$ 3 mil por mes, e a média, sem falar que a maioria recebe UM SALÁrio MÍNIMO, fica hoje em R$ 1.500,oo REAIS, enquanto que na
    atividade pública recebe hoje R$ 10 mil, se aposenta pro resto da vida com este valor, sem falar dos penduricalhos, dos “precatórios”, das diferenças, das horas extras não recebidas(vide aposentados do BERGS, ganham todas na justiça, porque durante a sua vida no serviço não reinvidicaram no final de cada mês ????… é a maior e a melhor “poupança” que podem fazer, se aposentam e entram com ações contra o Estado, na procura de seus “direitos”(vejam a quabradeira que se encontra a CEEE, com precatórios e reclamat´´orias trabalhistas???) e “ganham” todas, e agora levam este comparativo para as outras atividades do Estado, União e Municípios?
    Se o func.públ. não está satisfeito com seu salário, saiam, demitam-se, e vão procurar ganhar mais ou o merecido na atividade privada, e aí vão ver o que é melhor pra tosse.
    E nós do INSS, a maioria, que se aposentou com 5, 6 o 8 salários mínimos, que estão na faixa hoje, de 1,5, 2 salários, que não temos direito de reinvindicar nossas perdas em todos estes anos, não existe
    PRECATÓRIOS para nós, que temos que continuar trabalhando até
    os 70, 80 anos, enquanto que (não é inveja não, é injustiça) que alguém da função pública(sei que existe muita injustiça também) se aposenta hoje com seus salários..(NÃO OS DO TRIBUNAL DE CONTAS, A MAIORIA DEPUTADO JÁ APOSENTADO PELA ASSEMBLÉIA) PODEM VIVER TRANQUILAMENTE(O interessante nunca ví greve da Justiça, eu disse da $$$Justiça$$$).
    Já existem estudos, que não são publicados(???) que dentro de 15
    a 20 anos, o ORÇAMENTO ESTADUAL estará comprometido com nada mais nada menos do que 70 % para pagamento do funcionalismo, do jeito que as coisas (salários) hoje vão.
    Solução também existe para isto : DOBRAR OS IMPOSTOS, E QUE SEJAM O QUE DEUS E OS GAÚCHOS QUIZEREM.
    Domingo todos a ARENA, no mínimo 40.000, (mesmo os que ganham $$ 1 Sal.Mín.$$……………………..

  8. Muito bom Darcílio. A Arena faz mal a muita gente, inclusive muitos governantes, políticos, bombeiros, jornalistas, etc…Espero que o Grêmio e os gremistas abracem de uma vez a Arena, para desespero dessa turma.

  9. PARA os que não entendem ou não aceitam minhas cobranças e críticas, exponha a síntese das razões de ter acreditado e votado no Projeto de Gestão do “gigante” Koff. EU votei nesse Koff da matéria de ZH /21/10/2012, Leandro Behs):

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2012/10/com-planos-ousados-koff-quer-contratar-nomes-de-peso-em-sua-gestao-3925573.html (A MATÉRIA ESTÁ COMPLETA NO JORNAL IMPRESSO, A QUAL TENHO COMIGO)

    “….
    Entre eles estará, por exemplo, um novo capitão — figura essencial para o novo organograma do futebol gremista.
    …O Grêmio pretende trabalhar junto a seus novos executivos e aos torcedores com o conceito de “paixão e recompensa”, com muitas ações ligadas diretamente a RESULTADOS DE CAMPO.
    ..Os temas do futebol do Grêmio serão decididos em COLEGIADO. E, aqui, uma das revoluções esperadas. O presidente terá o poder de decisão final, mas muitas definições serão tomadas em conjunto por ele, pelo novo CEO, pelo diretor executivo remunerado, pelo diretor de futebol político, pelo treinador e pelo CAPITÃO.
    …Se a inspiração para o futebol vem da Catalunha, a parte administrativa tem como modelo a NBA, ….Mais precisamente no Miami Heat…..parte das diretrizes para o Grêmio de 2013. – Há uma frase que determina todas as contratações do Heat e é o que SERÁ IMPLANTADO aqui, a partir de agora: “aquele que por compulsão não se entrega nunca, que aprimora dia a dia os seus talentos, que tem a necessidade de ganhar os mesmos título que o clube para reafirmar a carreira ou para iniciar uma trejetoria vitoriosa, ESSE É O HOMEM” – disse Acordi.”

    Sendo direto, afirmo: FUI engando! Mentiram para a torcida do Grêmio!

    EU VOTEI no projeto, cuja síntese foi publica em ZH no dia 21/10/2012!!

  10. Quanta bobagem… na boa, é muita neura…

  11. … e o time continua enganando…

  12. essa do miami heat eu avisei aqui que era mentira. ninguém deu bola…

    mas ainda acredito em melhora. ainda mais depois que a questão arena se resolveu e, parece, lembraram que o Grêmio é time de futebol.

    aguardemos, pois…

  13. Darcílio, achei muito boa tua postagem, é duro realmente de ver a dor de cotovelo demonstrada seja com atitudes, ou palavras nessas figurinhas carimbadas da mídia.

  14. Ruschel, eles só não falaram que o Papai Noel existe porque nem as crianças de sete anos acreditam mais. Como é que uma pessoa vem à público dizer que vai ser tri da América? Onde é que está escrito que se conquista títulos por decreto? Por mais competente que seja um dirigente, os títulos são circunstancias. Pode-se ganhar como pode-se perder, faz parte do jogo. Mas prometer que vai ganhar, é o mesmo que alguns políticos fazem. Vão nas vilas e prometem, casa, ruas calçadas, postos de saúde, saneamento, etc… e quando acaba as eleições eles desaparecem. No próximo mês de setembro, vamos ter eleições para o Conselho e certamente ele vai novamente para a fila, quem sabe junto com o Renato, para fazer novas promessas. Na última eleição usou os ex-atletas, com promessas de que daria empregos paras eles e pelo que sei não aproveitou nenhum nas categorias de base, mas os “professores” dos jovens atletas são pessoas desconhecidas e estagiários

  15. Pois não foi feito um abraço no Olímpico? Que tal fazer o mesmo na Arena? Poderiam os torcedores levar cartazes de repúdio a Bm e IVI.

  16. sério mesmo, quero time… cago pra estádio x ou y, comentarista alfa ou beta…. presidente aquilo ou presidente aquilo outro…

  17. É isso ai vamos deixar os WC, os LHB, os HM, os Reches deitar e rolar falatório do Grêmio…..nos anos 90 quando um chinelo desses ai pensava em falar alguma coisa o Cacalo (hj assalariado da RBS) pegava o microfone e metia o dedo na cara desses lacaios.

    Mas isso era outra época, hj, deixa falar o que eles bem entenderem….o Grêmio virou a Geni!

  18. Renato acerta ao recuar o Zé pela esquerda e erra ao tirar Biteco e Maxi do time, pois são os únicos meias de verdade desse grupo.
    Elano, enquanto tiver o físico de cachorro cansado, só serve pra opção de segundo tempo.
    Muda o meio Renato!!!!
    Agora é a hora de testar essa nova formação!

  19. Em setembro Koff voltara a apertar a mão do associado na fila? Nunca vi um Presidente ser mais político e mentiroso do que o próprio político-deputado-presidente.

  20. Eu sempre vi neste blog críticas à politicagem gremista, com o que concordo.

    Sinto-me à vontade para criticar.

    O assunto do post era a crítica do Wianey para torcida do Grêmio e a nota que pretendia fazer um contraponto.

    Será que as razões que levaram alguns, a partir do Vítor Ruschel, a simplesmente ignorar o texto do post e a iniciar uma virulenta crítica ao Kof(q sequer estava mencionado no post ou no texto do jornalista), não são exatamente isso que tanto se criticou aqui nesse blog, a tal politicagem?

    Será que não era o momento de todos os gremistas se unirem contra a forma como toda a torcida vem sendo tratada pela imprensa e deixar para o dia seguinte qualquer crítica que quisessem fazer?

    Digo isto porque, de muitos daqui, não consegui saber qual opinião sobre o post, a nota, a postura do Wianey Carlet, o que ficou em segundo plano diante da possibilidade de criticar o presidente atual…

    Muito triste ver isso tudo…

    Parece que a eleição de setembro já começou e começamos a perceber a estratégia: vale tudo para criticar Koff, até mesmo ignorar a realidade em debate…

    Observem e comfirmarão…

  21. Biteco = peladeiro.

  22. sobre a imprensa é só ganhar que eles se aquietam, bem simples, muito simples… se é que esta é a preocupação… pessoal prefere bater na imprensa do que meter dedo na cara de jogador e diretor bunda-mole… mas vamos lá 12 anos já, apenas brigando com a imprensa…

  23. O fato é que estamos há 12 anos numa M gigantesca, tanto administrativa como funcional, assim como deve ter um Sapo Boi entrerrado, pois vários jogadores que passaram por aqui vão para outros times e são campeoes Brasileiro, Libertadores e Mundial.

    O Leandro arrebentando no palmeiras, MM metendo gol no Fla…e assim por diante. Tá Phoda!!!!

  24. pois é, Marcelo Moreno metendo gols.
    imaginem um banco com Moreno de opção… tínhamos isso e entregamos o controle do patrimônio do clube pro treinador!
    Que fique a lição

  25. Vilson, boa opção pra zaga, foi expulso do clube numa viagem que não tinha nenhum diretor acompanhando o grupo.

  26. São essas coisas, desmandos, avaliações errôneas de atletas por treinador, as vezes com concentimento de dirigentes (ou não) que faz o Grêmio ser esse balaio de gatos há anos.

  27. em tempo…consentimento.

  28. e daí a culpa é da imprensa… na época da “economia interna” e títulos eles não se criavam…

  29. Pois é o diretor não estava na viagem e muito menos o Presidente. Até o Presidente do Aymoré vai em todas as viagens, o nosso só vai se for na Região Metropolitana…rsrsrs

  30. André Pedroso, vou sugerir ao próximo candidato a presidente do Grêmio, que prometa um triste próximo ano e um provável encerramento do futebol gremista, como sugeriu o imbecil Paulo Santanna, quando da queda para a segunda divisão e me parece que tu corroboras isso, no teu comentário. Pelo teu discurso, o presidente Koff deveria largar a condução do clube pois não conseguiu a Libertadores. Vejo tu sendo absolutamente oportunista (pois em se lendo tua corneta triste, nota-se claramente que torceste para que o Grêmio caísse logo da Libertadores). Para evitar um confronto aberto te digo que a minha opinião reside no nível das idéias, afinal nem nos conhecemos pessoalmente, admiro um cara falar abertamente sua opinião e aceito a crítica, apenas não acho que o momento seja esse para tanto. Como resolvi abrir um flanco de discussão e confronto, vejo o J.J. (que gostaria de saber quem é?), se arvorar, atrás de um codinome, em defesa da mídia, pois afinal esse post é originário da nota dos Sócios Livres em desagravo ao Cabelo à Caju do Wianey Carlet, não deveria ser publicada. Afinal de contas, temos um defensor da gremistada (segundo o J.J.) que é o Cacalo no sala de redação, agora para encerrar de onde se tira que alguém na mídia futebolística defende o Grêmio? Tirando o Antônio Augusto, que ninguém ouve e talvez mais algum desgarrado do microfone, só quem pode dar esse tipo de discurso, é alguém engajado em inviabilizar o clube, na tentativa triste, pois somos todos gremistas, de reconduzir alguém para o cargo de presidente, deixando de lado o gremismo e jogando para o interesse pessoal. Não posso compactuar com isso ……Meu nome Eduardo Nunes da Silva, como é o teu J.J. ?

  31. Sr. Eduardo Nunes da Silva, não sei de onde tiraste que defendo a mídia gaúcha, muito pelo contrário. É uma lacaiage só. Acho que o Sr. não entendeu o o tom irônico (mode ironic) do que escrevi.

    O cacalo que deveria ser um defensor do Grêmio no sala, não é. Nada minha humilde visão.

    Quanto ao totonho eu escuto-o todos os dias e é o único de defende o Grêmio com unhas e dentes, porém solitário.

    Quanto ao codinome J.J é igual a Duda Maradona.

    Jonatham Jr.

  32. *Duca Maradona

  33. http://aovivo.ducker.com.br/2013/07/11/foto-do-evandrokrebs-mostrando-os-guarda-corpos-instalados-no-4o-anel-da-arena-20-km-de-guarda-corpos/

    mais uma pra coleção de contribuições da gloriosa BM.
    Guarda-corpos no perigosíssimo 4º anel da Arena.

    Será que no Bergamotão teremos isso tb?

  34. Enterndi J.J. por isso postei meu nome completo ali no final do post…

  35. Então temos a mesma opinião, não tinha entendido como ironia. Um abraço…. J.J.

  36. Outro brow.

Deixe um comentário